MODEM 3G
O modem é um dispositivo que realiza a conexão com a internet. Já o modem 3G é uma tecnologia específica de modem. Ele é um dispositivo sem fio, com saída USB para conexão em um outro dispositivo tais como Tablets (com suporte 3G), notebooks, netbooks, desktops, etc. objetivando conexão com a internet. O modem 3G recebe e decodifica o sinal digital de alta velocidade transmitido pelas operadoras de celulares para aparelhos portáteis (celulares, smartphones e notebooks) compatíveis com a tecnologia 3G.
Embora geralmente denominamos Modem 3g, diversas são as tecnologias destes dispositivos e suas respectivas conexões com o servidor. Há a tecnologia GSM, EDGE, WCDMA, GPRS, HSPA, HSDPA, HSUPA, etc. A tecnologia HSPA basicamente são incrementos em cima do WCDMA original. O GPRS e o EDGE são incrementos do GSM. O EDGE é uma tecnologia que permite conexões com velocidade máxima de 300 Kbps e também é chamado de 2G. O termo HSPA é geralmente utilizado para designar os dois estágios seguintes (Rel 5 e 6), que compreendem as tecnologias HSDPA e HSUPA, com as quais se obtêm incrementos significativos de velocidade. Esta velocidade normalmente é superior a 1 Mbps de velocidade. O termo HSPA e seus derivados também podem ser chamados de 3G.
Como qualquer dispositivo, o modem necessita de um driver (software) que o gerencie e realize sua comunicação com o dispositivo ao qual ele será conectado. Normalmente este driver é acompanhado de um outro programa que faz a discagem do modem para que seja realizada a conexão. A maioria destes softwares permitem enviar e receber SMS (Torpedos) e com isso há uma comodidade em gerenciar seus SMSs pelo computador.
Várias são as marcas de modem 3G no mercado. Algumas se diferem em tecnologia mas, são bastante similares. O modem 3G possui aparência de uma Pen drive e alguns podem ser usados como tal, pois, muitos modems 3G possuem entrada para cartão de memória do