Modelos e simulações
DISCIPLINA
INTRODUÇÃO A ENGENHARIA
“Modelos e simulações”
1. Introdução
Difícil seria imaginar como seriam grandes construções se os responsáveis pela obra automaticamente ordenassem sua fabricação.
Nesse processo três grandes preocupações constantes da engenharia estão diretamente envolvidas: segurança, custos e eficiência do sistema. É muito arriscado, além de difícil, e às vezes até impossível, propor uma solução direta para os problemas.
Esta dificuldade não ocorre apenas nestes casos extremos, de grandes obras ou de produtos sofisticados. Mesmo quando o objetivo é a construção de produtos visivelmente mais simples.
Sempre há a necessidade de algum tipo de planejamento para que se alcance o sucesso pretendido.
Durante este planejamento, uma das principais tarefas do engenheiro é modelar adequadamente o problema. Modelar no papel, na mente, num laboratório ou no computador uma representação do produto final é um passo indispensável para a construção de algo.
2. O que é modelar?
Modelar é representar o sistema físico real (SFR), ou parte dele, em forma física ou simbólica. Modelagem é o ato de modelar, ou seja, é a atividade de construir o modelo para representar o SFR.
3. Modelos e sua classificação
Os modelos podem ser classificados em quatro tipos: * Modelo Icônico: É a imagem de algo que obedecendo a formas e proporções do SFR, represente da forma mais fiel possível. Tem como objetivo comunicar informações que permitam transmitir como era, é, ou será o SFR.
* Modelo diagramático: Este modelo é constituído por um conjunto de linhas e símbolos que representam a estrutura ou comportamento do SFR. A característica típica deste modelo representativo é a pouca semelhança com o SFR.
* Modelo matemático: Este modelo é uma técnica de construção lógica, não necessariamente natural. Com ele descrevemos os fenômenos e variáveis em forma de expressão matemática.
*