MODELOS TE RICOS
Modelo interactivo
Um dos conceitos que importa esclarecer como introdução a esta temática é o de Modelo Pedagógico. Um Modelo é, por definição, um sistema figurativo da realidade, quase esquemático. Vemos esta expressão muitas vezes utilizada como sinónimo de teoria da aprendizagem, ou da metodologia de ensino quando, de facto, não são a mesma coisa.
Na realidade, um modelo pedagógico pode ser definido como sendo conjunto de teorias, métodos e técnicas de ensino estruturado e coerente, que procura responder a questões como, Aprender o quê, como e para quê?. Um modelo pedagógico será baseado em teorias de aprendizagem, que: "... representa, explica e orienta a forma como se aborda o currículo e que se concretiza nas práticas pedagógicas e nas interacções professor-aluno-objecto" (Behar, Patrícia A. et all, 2007)
Uma outra definição de modelo pedagógico profere que são um conjunto coerente de acções do formador, destinadas a fazer desenvolver nas pessoas: capacidade de aprender novas habilidades, obter novos conhecimentos, modificar atitudes e comportamentos. Por isso, daí existirem diferentes modelos pedagógicos.
De entre os diferentes modelos que existem penso que o modelo, que mais se adequa a mim e ao meu curso é o modelo interactivo.
Os autores cujo pensamento educacional mais influenciou o modelo interactivo foram John Dewey e Jean Piaget.
Os modelos interactivos privilegiam o desenvolvimento de relações sociais na sala de aula, quer como metodologia e estão quase sempre relacionados com modelos ideais de sociedade. Este modelo procura desenvolver nos alunos capacidades reflexivas, competência de tomada de decisões, capacidades inerentes aos processos democráticos e conhecimentos próprios do método de descoberta científica. A característica crucial deste método é a crença de que as crianças ao interagirem com o seu meio ambiente constroem modelos do mundo em que vivem, constituindo tais modelos conjuntos de ideias que servem para organizar