Modelos paper
Uma redação normalmente tem um padrão específico recomendado, e está dividida em partes, as principais são: 1 2 3 4 – – – – Título Introdução Desenvolvimento Conclusão
Ao começar a escrita é importante o rascunho, pois ajuda a organizar as ideias. Todo artigo, durante sua redação, passa por algumas fases de amadurecimento. É difícil especificar estas fases, pois acontecem simultaneamente. Sequencialmente deve-se: 1) Colocar as ideias no papel; 2) Ordenar as ideias (reagrupamento dos parágrafos, coordenando os assuntos em sequência lógica); 3) Dar o acabamento ao texto (correção gramatical, da concordância e de estilo). (FERREIRA E NAHAS,2005, p 01)
A clareza e objetividade devem estar sempre na mente de quem escreve, pois este é um dos pontos que serão julgados pelos revisores. Bem como a coesão e a coerência. De acordo com o Dicionário Aurélio (2008): Coesão – é a união íntima das partes de um todo, conexão. Coerência – é a harmonia entre as ideias e acontecimentos.
De acordo com o Manual do acadêmico NEAD/UNIASSELVI : Seja claro, preciso, direto, objetivo e conciso. Use frases curtas e evite intercalações excessivas ou ordens inversas desnecessárias. Construa períodos (frases) com no máximo duas ou três linhas; Os parágrafos, para facilitar a leitura, deverão ter cinco linhas, em média, e no máximo oito.
De acordo com o Manual do acadêmico NEAD/UNIASSELVI : Nenhum texto está realmente acabado, pois sempre é passível de reelaborações e novas interpretações. Revise sempre suas anotações, suas fontes de referências e de pesquisa, procure ler novamente atentando aos erros gramaticais e ortográficos grosseiros.
Ao redigir artigos científicos, alguns pontos devem ser observados:
1)
Utilizar sentenças (frases)em ordem direta; Evitar sentenças longas, deve-se dividí-las com ponto final; Sempre usar o termo mais simples possível; Sempre utilizar termos concretos e específicos;
(FERREIRA E NAHAS,2005, p 02)
2)
3)