Modelos de petiçoes
1.0 Conceito
É uma disciplina filosófica que investigam quais são os problemas decorrentes da relação entre sujeito e objeto do conhecimento, bem como as condições do conhecimento verdadeiro.
Embora os filósofos da Antiguidade e da Idade Média tratassem de questões referentes ao conhecimento, não se pode dizer que a teoria do conhecimento existisse enquanto disciplina independente, pois essas questões se achavam vinculadas aos textos de metafísica. Surge como disciplina autônoma apenas na Idade Moderna, quando os filósofos se ocupam de forma sistemática com as questões sobre a origem, essência e certeza do conhecimento humano, a partir de Descartes, Locke, Hume, e culminando com a grande critica a razão levada a efeito por Kant.
Os esquemas a seguir indicam os principais problemas do conhecimento:
Quanto ao critério da verdade: o que permite reconhecer o verdadeiro? (Exemplo: a evidencia, a utilidade prática.)
Quanto à possibilidade do conhecimento: pode o sujeito apreender o objeto? (Exemplo: dogmatismo, ceticismo.)
Quanto ao âmbito do conhecimento: abrange a totalidade do real, ou se restringe ao sujeito que conhece? (Exemplo: realismo, idealismo).
Quanto à origem do conhecimento: qual a fonte do conhecimento? (Exemplo: racionalismo, empirismo.)
2.0 A verdade
Todo conhecimento coloca o problema da verdade. Pois quando conhecemos, sempre nos perguntamos se o enunciado corresponde ou não à realidade.
Comecemos distinguindo verdade e realidade. Na linguagem cotidiana, freqüentemente os dois conceitos são confundidos. Se nos referimos a um colar, a um quadro, a um dente, só podemos afirmar que são reais.
Isso porque a falsidade ou veracidade não estão na coisa mesma, mas no juízo e, portanto no valor da nossa afirmação. Há verdade ou não dependendo de como a coisa aparece para sujeito que conhece. Por isso dizemos que algo é verdadeiro quando é o que parece ser.
A verdade pode ainda ser entendida como resultado do