Modelos de Negócio Economia
GRADUAÇÃO EM ENGRANHARIA DE PRODUÇÃO
DIEGO LUIS lUCAS gABRIEL FAGUNDES TORRÁ
WILLIAN SIMAS
RESUMOS DOS TRABALHOS DE ECONOMIA DO 4º BIMESTRE
JOINVILLE – SC
JULHO/2015
A ANSCENÇÃO E INFLUÊNCIA ECONÔMICA DOS PAISES EMERGENTES E DO BRICS
PAISES EMERGENTES: São aqueles países cujas economias partiram de um estágio de estagnação ou subdesenvolvimento e se encontram em pleno desenvolvimento econômico. Principais características:
• Padrão de vida de grande parte da população entre os níveis baixos e médio.
• IDH entre os níveis médio e alto.
• Renda per capita entre 5 e 8 mil dólares.
• Setor industrial em desenvolvimento.
• Crescimento da infraestrutura.
BRICS: Somente em 2006, o conceito daria origem a um agrupamento de políticas externas dos quatro países em desenvolvimento – Brasil, Rússia, Índia e China. A África do Sul passou a fazer parte do grupo em 2011, quando foi formalmente convidada pelos quatro países-membros.
Influência na economia industrial: Atualmente, com a crise financeira internacional e a desaceleração econômica nos países desenvolvidos, alguns analistas têm defendido que o BRIC será suporte do crescimento econômico sustentado da economia mundial.
O mundo está vivenciando a redefinição de um novo contexto na ordem econômica mundial com a ascensão dos países emergentes e com a deslocação da riqueza do Ocidente para o Oriente pós-crise econômica internacional de 2008. Tal acontecimento trouxe o consenso mundial de que os governos não conseguirão superar sozinhos tais adversidades e que, portanto, a cooperação é necessária e fundamental. Muitos economistas acreditam que até o final da próxima década os países que formam o chamado BRIC - Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul- estarão entre as maiores economias do mundo.
MONOPÓLIOS, MONOPSÔNIOS E EMPRESAS DOMINANTES NA ECONOMIA BRASILEIRA
A maioria dos mercados possui mais de um comprador, e o