Modelos de Gestão
Confira o que especialistas consultadas recomendam quando o assunto é etiqueta profissional
São Paulo – Se em um primeiro momento é a sua capacidade técnica que o leva a se destacar, a sua habilidade comportamental é essencial para encurtar o caminho até o topo da trajetória de carreira.
06/03/2014 | Os 15 comportamentos mais irritantes para se ter no trabalho
06/03/2014 | Não deixe o dinheiro decidir por você
05/03/2014 | 50 concursos públicos pagam salários de até R$ 22,7 mil
04/03/2014 | Diretor financeiro da Apple anuncia aposentadoria
E é nesse ponto que entram em cena algumas regrinhas fundamentais de etiqueta profissional. Respeitá-las, diz proprietária da facilita a convivência com pares, chefes e subordinados e vai colocá-lo na rota mais curta até uma promoção de cargo. reuniu os principais conselhos dos especialistas em relação a este tema. Confira:
1 Respeito
“A regra de ouro é tratar o outro como gostaria de ser tratado”, diz Maria Aparecida. Ou seja, não faça nunca para o outro o que não quer que seja feito para você. E isso vale para todo os níveis de interação: vertical para cima ( relação com chefes), horizontal ( relação com pares) e vertical para baixo (com seus subordinados).
Olhar nos olhos de uma pessoa enquanto ela fala com você, em vez de continuar mexendo no celular, é também um sinal de respeito, de acordo com Fabiana G “ Hoje em dia, com tantas tecnologias, parar para prestar atenção quando falam com você é também um regra de etiqueta”, diz.
2 Privacidade
Você provavelmente passa mais tempo do dia com o pessoal do escritório do que com seus familiares e amigos. “Mas isso não dá o direito de invadir a privacidade deles”, diz
Espere a iniciativa do colega de contar algo pessoal, não force nenhuma situação e evite fazer perguntas invasivas. Ao notar que algo não vai bem, coloque-se à disposição para conversar, se quiser, mas sempre espere a outra pessoa tomar a