MODELOS DE GESTÃO:
Analisando a problemática dos modelos arcaicos de gestão, que se baseiam na hierarquia vertical que para Max Weber, principal idealizador da teoria da burocracia, é forma mais racional e capaz de obter a obediência e manter a continuidade, nos leva a questionar se tal tipo de gerencia ainda é aplicável nos dias atuais quando a inovação e a criatividade são pontos importantes e cruciais para manter-se no mercado cada vez mais competitivo e exigente. No entanto, como manter a ordem e aumentar a eficiência sem controle, e é isso que apresentaremos a seguir.
01.Organizações como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam flexibilidade à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais. Baseado nessa constatação responda: Como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas?
As organizações buscando a inovação em seu sistema de desenvolvimento contratam os freelancers – trabalhadores sem vínculos formais - assim o mercado varia sempre o que não seria possível com a adoção do método burocrático, que visa a divisão do trabalho, fixando regras e normas técnicas para regular o desempenho de cada cargo gerando assim internalização das diretrizes e a rigidez de comportamento dos subordinados, que por sua vez não podem ter iniciativa.
Segundo Blau e Scott, em seu livro Organizações Formais concluem que planejamento reduz a improvisação, isto é, a iniciativa cede ao comportamento programado. No entanto, Weber define que burocracia é a precisão com que cada cargo é definido permite esclarecer a quem cabe cada responsabilidade.
Então, pode-se dizer que as organizações modernas que querem manter competitividade no mercado acirrado terão de ter flexibilidade nas normas