Modelos de Gestão. pt1
O principal fator que dificulta o desenvolvimento do serviço postal dos EUA (USPS – United States Post Service) é o gasto com funcionários, que ganham 47% a mais do que um trabalhador de posto equivalente em uma empresa privada e representam 83% do orçamento da empresa.
Com base na teoria clássica da administração de Henri Fayol, uma empresa parte de princípios básicos e objetivos, baseando-se na estrutura e organização. Dividida por setores que coordenam e regem uma função específica, desenvolvendo a empresa como um todo, onde as funções administrativas são a base das demais, pois ela planeja, organiza, dirige e controla/coordena as tarefas de desenvolvimento na empresa.
Com base na teoria clássica de Fayol em relação à empresa de serviço postal nos EUA, podemos afirmar que o setor produtivo, ou seja, os funcionários estão sobrecarregando o desenvolvimento da empresa, pois recebem um salário não equivalente ao cargo que exercem e prejudicando outros setores. Tentando amenizar esse problema com a automação a empresa busca gerar menos impacto com salários de funcionários em seu orçamento, sendo essa a estratégia. Um dos setores não esta ordenado e cooperando de forma equivalente com os demais, prejudicando a empresa.
QUESTÃO 2
A partir do ponto de vista sistêmico, onde a empresa e dividida em departamentos/setores e cada um deles tem sua importância e trabalham em conjunto para o seu desenvolvimento. Frank se mostra consciente de que a USPS é um sistema, pois usa técnicas de marketing e de propaganda para divulgação e conscientização dos clientes na hora de usarem o serviço postal, sendo essa divulgação uma característica/função um determinado departamento da empresa. Frank também usa uma estratégia de motivação e incentivo aos empregados, gerando melhor qualidade no serviço prestado pela empresa. Assim, Frank esta alinhando os setores e fazendo com que eles trabalhem juntos, formando um sistema.
QUESTÃO 3
A teoria XY de Douglas McGregor, pois