Modelos de ensino: planificação de uma aula de português no 12º ano segundo o modelo resolução de problemas
Unidade Curricular 12012
ENSINAR E APRENDER: TEORIAS E PRÁTICAS
TRABALHO FINAL INDIVIDUAL
Modelos de ensino: planificação de uma aula de português no 12º ano segundo o modelo de resolução de problemas
Docentes: Professora Doutora Isolina Oliveira e Professora Doutora Daniela Barros
Mestrando: José Domingos Fernandes, número 1301011
18, de julho de 2014
MODELOS DE ENSINO: PLANIFICAÇÃO DE UMA AULA DE PORTUGUÊS NO 12º ANO SEGUNDO O MODELO REsOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Resumo
Com este trabalho pretende-se apresentar um estudo de natureza teórico-prática, com relato de uma experiência enquadrada por um dos modelos de ensino abordados em Ensinar e Aprender: Teorias e Práticas, em particular o conceito de modelo cognitivo, a sua relação com um dos modelos nele inspirado, o modelo Resolução de Problemas. Na primeira parte, clarifica-se os conceitos de paradigma, modelo de ensino, assim como o modelo cognitivo e caracteriza-se o modelo Resolução de Problemas. Numa segunda parte, será aplicado o modelo resolução de problemas, numa aula de Português no 12º ano, em torno de um problema ligado às transgressões linguísticas, transgressões à norma na obra O Memorial do Convento, de José Saramago.
Palavras-chave: Paradigma de ensino. Modelo de ensino cognitivo. Modelo resolução de problemas. Conteúdo de Transgressões.
Introdução
O presente trabalho insere-se no ano curricular de um Mestrado em Supervisão Pedagógica, no ámbito da unidade curricular Ensinar e Aprender: Teorias e Práticas, lecionadas pelas Professoras Doutoras Isolina Oliveira e Daniela Barros. Os conceitos teóricos do trabalho, assim como toda a sintaxe em torno do modelo de resolução de problemas foram feitos com base no texto de Gaspar et al. (2008a).
O presente artigo é constituído por pontos essenciais, o primeiro em torno do conceitos de paradigma, modelo de ensino cognitivo e modelo resolução de