Modelos atômicos
Pesquisa Bibliográfica
Os modelos atômicos ao passar dos anos
Aluna: --------
1° ano / 2914
19 de Junho
MODELOS ATÔMICOS
Nem sempre o homem imaginou o átomo como ele se apresenta hoje, foi uma ideia que evoluiu ao longo dos anos, e teve participação de vários cientistas e colaboradores. O modelo atômico é o modelo que se usa para representar o átomo, e cada cientista ao passar do tempo descobriu maneiras de apresenta-lo.
O começo desse pensamento teve inicio com Leucipo (450 a. C.), que mantinha uma linha de pensamento filosófica. Leucipo dizia que a matéria podia ser dividida em partículas cada vez menores, até chegar-se a um limite. E baseado nos pensamentos e ideias desse filósofo foi surgindo os primeiros modelos atômicos:
Modelo Atômico de John Dalton
O professor da universidade inglesa New College de Manchester, John Dalton foi o criador da primeira teoria atômica, na passagem do século XVIII para o século XIX. Ele reforçou a ideia dos átomos como constituintes básicos da matéria. Para ele os átomos seriam esferas maciças, partículas pequenas, indivisíveis e indestrutíveis. Cada elemento químico seria constituído por um tipo de átomo igual entre si. Quando combinados os átomos dos vários elementos formariam compostos novos. Seu modelo atômico foi chamado de modelo atômico da bola de bilhar, apesar de um modelo simples, Dalton deu um grande passo na elaboração de um modelo atômico, pois foi o que instigou na busca por futuros modelos.
Modelo Atômico de Joseph Thomson
Em 1897, Joseph John Thomson formulou a teoria que a matéria, independente de suas propriedades, contém partículas de massa minúsculas. Inicialmente denominou-as de corpúsculos, depois conhecidas como elétrons e acreditava que era impossível auto-dividir as partes. A demonstração se deu ao comprovar a existência daqueles corpúsculos nos raios catódicos disparados na ampola de