Modelos atomicos
REDAÇÃO:
MODELOS ATÔMICOS
Disciplina: Química Geral I
Prof. Dr. Valdecir Farias Ximenes
Discente: Pâmela C. S. Fernandes
Abril/ 2012 1. Introdução:
Modelos atômicos foram sugeridos, desde a antiguidade, por gregos como Demócrito de Abdera (420 a.C.) e Leucipo (450 a.C.), que já afirmavam que a matéria era composta por pequenas partículas que receberam a denominação de átomo, palavra que em grego significa indivisível. 2. Origem:
Leucipo (500 a.C.) e Demócrito (460 a.C. - 370 a.C.) foram dois filósofos gregos. Leucipo era contemporâneo de Empédocles e veio de Mileto, Abdera ou Eléia. Leucipo foi muito influenciado pelo filósofo Zeno (Zenão) de Abdera e sua escola em Eléia. Demócrito nasceu em Abdera no norte da Grécia, estudou na escola de filosofia de Leucipo (fundada em 440 a.C.) em Abdera e depois foi o sucessor de Leucipo.
Mileto, cujo nome em grego deve ser transliterado para Miletus, fica hoje na costa da Anatolia, na Turquia. Ela foi o berço de uma das antigas escolas gregas de filosofia. Um fato curioso é a existência de uma cidade chamada Mileto na Calábria, na Itália, que foi fundada por fugitivos de Miletus (Imagem 1):
Já na Imagem 2 vemos Abdera, que é localizada na Trácia, que fica na atual Grécia.
3.1. Paradoxos de Zeno (Zenão) e Parmênides:
Zeno possuía um grande interesse nos problemas e paradoxos que envolviam o conceito de espaço. Zeno defendia as idéias de Parmênides em que o universo seria único, imutável e imóvel, pelo que movimento, mudança, tempo e pluralidade não seriam mais do que ilusões. Para