Modelo A O Consensual De Guarda
AUTORES, vêm respeitosamente à presença de Vossa Excelência, por seu procurador, (mandato anexo), com escritório localizado na ______________________, onde recebe intimações, pelos fatos e fundamentos de direito, com fulcro no Livro IV do CPC que trata dos Procedimentos Especiais de Jurisdição Voluntária, propor o presente
ACORDO CONSENSUAL DE MODIFICAÇÃO DE GUARDA
Nos termos a seguir delineados:
I – DOS FATOS
A menor _______________ nascida em _________________ é filha de ______________________, a qual foi registrada no Registro Civil de Pessoas Naturais desta Comarca, conforme certidão de nascimento em anexo.
Após o 2º (segundo) mês de vida da infante ________, os avós paternos ________________ passaram a cuidar e zelar da mesma, não apenas de forma afetiva, mas também no que tange as responsabilidades financeiras para a manutenção e custeio.
Os pais biológicos _______ e ________ tiveram um relacionamento amoroso de aproximadamente 18 meses em regime de união estável.
Desta união adveio o nascimento da menor ____________, que a partir do 2º (segundo) mês de sua vida passou a conviver com os avós paternos de forma definitiva.
Os avós paternos ______ e ______, mantém total convivência a afetividade com a menor ________, tanto que a consideram como sua filha, em virtude do amor e carinho emanados para com a mesma.
Ressalta-se que os custos para a manutenção e subsídio da infante sempre foram custeados pelos avós paternos.
O Conselho Tutelar de Pinhais manifestou recentemente, conforme declaração anexo, que de fato a guarda da menor vem sendo exercida pelos avós paternos, sendo necessário regularizar pela via judicial.
Os pais da criança não se opõem quanto a modificação de guarda unilateral da infante ________ em favor de seus avós paternos _____________.
II. DO DIREITO
a) Da Guarda
É pacífico perante diversos tribunais a modificação de guarda em