Modelo Trabalho Escrito 1
PROGRAMA DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA SANITÁRIA
Como entender o processo de urbanização e suas conseqüências ao meio ambiente
IBIRAMA
2015.
RESUMO
A urbanização gerou importantes impactos tanto para economia quanto para o meio ambiente, se de um lado ela ajudou o país a crescer do outro ela fez com que surgissem vários problemas de ordem social e ambiental. Atualmente vivemos um “caos” não somente em relação a urbanização mais em todas as áreas da sociedade, entender contextos históricos e culturais é uma necessidade a fim de busca ao menos um esboço para solucionar um problema real.
Palavras-chave: Urbanização,
1 INTRODUÇÃO
Entender o processo que levou a formação de um grande colapso social e ambiental nos grandes centros urbanos se faz necessário quando busca-se soluções para problemas complexos que atingem todo contigente da população, idependente da classe social no qual os mesmos estão inseridos. Atualmente podemos afirmar que todas as cidades com mais de um milhão de habitantes enfrentam problemas ambientais de extrema gravidade como enchentes, poluição do ar, das águas e dos rios, ilhas de calor devido a concentração de predios, asfalto e vidros, a inversão térmica devido a poluição do ar, erosão causadas pela a ocupação irregular do solo, além da grande poluição visual e sonora.
2 DESENVOLVIMENTO
Até a década de 50 sabemos que a população do Brasil era predominante rural, mas industrialização promovidas nos governos de Getulio Vargas e mais tarde de Juscelino Kubitschek, fizeram com que essa realidade muda-se rapidamente, fazendo com que milhões de famílias abandonassem a vida no campo para viver suas vidas nas grandes cidades, atraídas pelas oportunidades de emprego. Acontece que todo esse processo aconteceu muita rapidamente impossibilitando a implantação de políticas adequadas de controle da população para que os mesmo tivessem