MODELO TRABALHO ACADEMICO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 SISTEMAS PARA EVITAR EXPLOSÕES 5
4 NORMAS REGULAMENTADORAS 6
5 CONCLUSÃO 8 REFERÊNCIAS 9 APÊNDICES 10 APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 11 ANEXOS 12 ANEXO A – Título do anexo 13
1 INTRODUÇÃO
As Explosões ainda representam uma porcentagem baixa no conjunto de acidentes com lesões e geram grandes perdas econômicas. As conseqüências de uma explosão podem ser das mais variadas queimaduras, fatalidades, ignição de outras partes da instalação, fusão, etc. Os danos causados também serão função do tempo de exposição, tipo de construção distancia e perfil biológico.
A equipe envolvida no manuseio de determinado material ou responsável pela operação precisa antes de tudo definir qual será a forma do sistema de proteção a serem adotado, antes durante ou após a explosão. Com base nesta divisão podemos avaliar medidas que evitem explosões.
Devem-se conhecer os aspectos básicos da proteção contra explosão, para a própria segurança. O primeiro aspecto básico é a prevenção, evitando que ocorra a explosão, utilizando certas medidas que evolva a necessidade de conhecimento de alguns itens:
Saber característica do material manuseado;
Propriedades de risco do material;
Treinamento adequado para o manuseio.
Utilização de EPI e EPC.
Com este trabalho, pretende-se enfocar os aspectos principais que devem ser conhecidos por todos os trabalhadores.
2 DESENVOLVIMENTO
O acidente de trabalho é um fato indesejado, que trazendo prejuízo aos trabalhadores, empresários e familiares. Entre as entidades organizadas que atuam diretamente na produção de bens e serviços e detém responsabilidade de promover a prevenção, pode interferir na diminuição das ocorrências, fiscalizando, formando, promovendo, participando, esclarecendo,