Modelo TCP x OSI
Bob Kahn, este na verdade é um protocolo Unix que adotado pela Internet se tornou o padrão global para comunicações.
O TCP/IP foi desenhado segundo uma arquitetura de pilha, onde diversas camadas de software interagem somente com as camadas acima e abaixo. Há diversas semelhanças com o modelo OSI , porém poder anterior ao modelo proposto por Vinton
O nome TCP/IP vem dos nomes dos protocolos mais utilizados desta pilha, o IP (Internet
Protocol) e o TCP (Transmission Control Protocol). Mas a pilha TCP/IP possui ainda muitos outros protocolos, dos quais veremos apenas os mais importantes, vários deles necessários para que o TCP e o IP desempenhem corretamente as suas funções.
Visto superficialmente, o TCP/IP possui 4 camadas, desde as aplicações de rede até o meio físico que carrega os sinais elétricos até o seu destino:
Comparação Entre o Modelo OSI e TCP/IP
OSI vs TCP/IP
Os modelos de referência OSI e TCP/IP têm muito em comum. Ambos são baseados no conceito de pilha de protocolos independentes e a funcionalidade das camadas é muito semelhante. Por exemplo, em ambos os modelos, camadas de transporte e as demais acima dela fornecem um serviço de transporte independente de rede de fim a fim, processando pedidos de comunicação, formando o provedor de transporte. Também as camadas acima da de transporte são voltadas para o processamento de pedidos de comunicação. Apesar de terem semelhanças fundamentais, os modelos são muito diferentes.
Veremos aqui as principais diferenças entre os dois modelos. É importante notar que estamos comparando os modelos de referência, não as pilhas de protocolo correspondentes. Os protocolos por si mesmos serão discutidos mais tarde. Três conceitos são centrais no modelo OSI:
1. Serviços
2. Interfaces
3. Protocolos
O modelo OSI faz