Modelo TCC Pedagogia Uninove
Movimentando-se na Educação Infantil: o papel da brincadeira no desenvolvimento motor dos educandos
São Paulo/2013
Tema: Motricidade
Movimentando-se na Educação Infantil: o papel da brincadeira no desenvolvimento motor dos educandos
RUTH SILVA ANDRADE
RA 311111202
São Paulo/2013
Introdução
Este trabalho, organizado em Projeto de Pesquisa e intitulado Movimentando-se na Educação Infantil: o papel da brincadeira no desenvolvimento motor dos educandos, vem estudar sobre as ações que favorecem o aprendizado e a evolução do aluno quanto às capacidades relacionadas à sua motricidade.
A indagação sobre o assunto se deu pelo fato de que nos estágios obrigatórios do curso de Pedagogia, foi percebido que as professoras favoreciam muito mais atividades relacionadas à Comunicação Escrita, Linguagem Matemática, Natureza e Sociedade, e davam muito pouca atenção e espaço para as brincadeiras que envolvem habilidades como correr, pular, girar e diversas outras ações relacionadas a este campo. Ainda, havia a proibição deste tipo de atividade, tendo em vista que as docentes tinham medo de que as crianças pudessem cair, se machucar, tumultuando a rotina das aulas. Basicamente, só haviam brincadeiras nas quais os discentes pudessem fazê-la sentados à mesa.
Neste âmbito, Zilma de Moraes Oliveira (2002) em seu livro Educação Infantil: Fundamentos e Métodos abarca essa questão, apontando que há a priorização de saberes mais “intelectuais” (cognitivistas) nessa fase de escolarização, em detrimento de ações pedagógicas que visem o ser humano como um todo, agindo de forma a buscar a contemplação do desenvolvimento de todas as esferas e capacidades das crianças. Segundo a autora, isso se dá pelo fato de não haver políticas públicas eficientes nesse sentido e por causa dos cursos de formação de professores que não os preparam, na prática, para envolver sua atuação em um