MODELO RESUMO Cristais Liquidos 05
QF-933 – IQ-UNICAMP Nome – RA xxxxx
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
1. Introdução
Nos últimos anos o desenvolvimento revolucionário na fabricação de nanomateriais tem criado muitas expectativas para aplicação de materiais de alta tecnologia, equipamentos médicos e aplicações biológicas.
A nanotecnologia possui grande interesse acadêmico e industrial envolvendo a criação e a exploração de materiais com características estruturais com pelo menos uma dimensão limitada entre 1 e 100nm. As propriedades de materiais em escala nanométricas diferem significativamente de átomos e materiais volumosos. O controle adequado das propriedades das estruturas nanométricas permite o desenvolvimento de uma nova ciência assim como de novos produtos, equipamentos e tecnologia. Um dos desafios centrais da nanotecnologia é descobrir novos métodos para montagem confiável na construção de blocos em nanoescala dentro de materiais volumosos funcionais (Hegmann e col., 2007).
Materiais de cristais líquidos aparecem como candidatos perfeitos para síntese de materiais em nanoescala utilizando a combinação de ordenação e motilidade molecular (Hegmann e col., 2005).
Cristais líquidos têm ganhado aceitação em muitas comunidades científicas que encontram o uso difundido em displays de informação (rígidos ou flexíveis), sensores, veículos de liberação de drogas, bem como em elementos ópticos (Müller-Goyman, 2004).
2. Cristais Líquidos: Definição
Os quatro tradicionais estados da matéria, gás, líquidos, cristal e vítreo, são definidos por sua mobilidade molecular (translação, rotação e rotação interna) e mobilidade conformacional (Stevenson e col., 2005).
Além disso, alguns materiais (chamados mesogens, segundo Hegmann, Qi e Marx (2007)) possuem a