MODELO RELÁTORIO
Introdução
O BSC (Balanced Scorecard) é o estudo para administração estratégica em uma técnica que visa a integração e balanceamento de todos os indicadores de desempenhos de uma empresa, desde os financeiros e administrativos até os relativos aos processos internos, estabelecendo objetivos da qualidade para funções e níveis importantes dentro da organização, multiplicando os indicadores corporativo sem setores, com metas claramente definidas, desenvolvida por Robert Kaplan e David Norton no início da década de 1990. Reconhecendo algumas fraquezas e incertezas da abordagem prévia da administração, a abordagem do BSC provê uma prescrição clara sobre o que as empresas deveriam medir para equilibrar a perspectiva financeira com as demais (mercado, processos internos, aprendizado e crescimento), além das medidas de curto prazo revelando claramente os portadores de valor para um desempenho financeiro e competitivo superior e a longo prazo.
É um sistema de gestão não apenas um sistema de medidas que habilita as organizações a esclarecer sua estratégia e traduzi-la em ações. Assim, esse modelo traduz a missão e a estratégia de uma empresa em objetivos e medidas tangíveis.
O Balanced Scorecard não é uma ferramenta destinada a contadores, pois muitos têm essa ideia, que está ligada a contabilidade da organização, o BSC deve ser utilizado pelos executivos que precisam tomar uma série de decisões, a respeito de suas operações, de seus processos de produção, de seus objetivos, produtos e clientes visando o atingimento do Planejamento Estratégico da organização.
O BSC é um método que auxilia os gestores a desenvolver bem uma estratégia do princípio ao fim e depois fazer com que cada um na organização esteja envolvido a implementá-la (Kaplan e Norton, 2001).
Os indicadores devem traduzir a estratégia da empresa e devem ser utilizadas para auxiliar qualquer um na organização e tentar