modelo relatório de estagio
Este relatório tem como finalidade a exposição do conhecimento teórico, exposto em sala de aula durante o curso de Administração, que na prática, foi desenvolvido através do estágio supervisionado. Desse modo o conteúdo do relatório irá falar sobre as atividades administrativas desenvolvidas nas empresas, nas organizações, as funções de Recursos Humanos, Controle Financeiro e Controle Fiscal como sendo primordial para que haja bons resultados em suas atividades fins.
Atualmente, em muitas organizações esses serviços são executados mediante a presença de um gestor para cada função, desse modo cada gestor fica responsável pela sua área, para facilitar o processo dentro da organização. A partir desse conjunto de atividades entende-se que o campo de Recursos Humanos, Financeiro e Fiscal de uma empresa engloba a parte central da organização, na qual esses setores devem funcionar com o mínimo de erro possível.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
A área de Recursos Humanos de uma organização tem o papel de criar políticas que reflitam no comportamento e na produtividade dos colaboradores, o que prega sua cultura organizacional. Ao estimular e incentivar o desenvolvimento de carreiras, a empresa torna-se um local agradável e satisfatório de se trabalhar, permitindo a retenção da força de trabalho e evitando um alto índice de rotatividade (Banov e Fidelis, 2007). A rotação de pessoal pode ser definida, como o fluxo de entradas e saídas de pessoal dentro de uma empresa e é considerada um dos principais aspectos da dinâmica organizacional (Chavienato, 1999). Em geral é manifestada por meio de uma analogia percentual entre as admissões e os desligamentos, com relação ao número médio de empregados da organização em uma determinada época. Em toda empresa considerada saudável há um pequeno volume de entradas e saídas de pessoal, acarretando uma rotatividade de simples oxigenação do sistema.
Partindo desse pressuposto entende-se que a área de