Modelo relacional
Introdução
Objetivo: Em uma série de quatro artigos, apresentarei alguns conceitos básicos sobre Bancos de Dados, mais especificamente sobre o Modelo Relacional de Dados.
Para a melhor utilização, ou seja, para uma utilização eficiente de bancos de dados como o Microsoft Access, SQL Server, ORACLE, DB2 ou qualquer outro banco de dados relacional, é importante o conhecimento e correto entendimento dos conceitos apresentados nesta série de artigos.Vou abordar os seguintes Conceitos:
. Entidades e atributos
. Chave primária
. Relacionamentos entre entidades (tabelas)
. Integridade Referencial
. Normalização de tabelas
. Um Problema Proposto
. Arquitetura do Microsoft Access.
Nota: Os exemplos apresentados utilizarão telas do Microsoft Access. Porém os princípios básicos do modelo relacional aplicam-se a qualquer banco de dados baseado no modelo relacional de dados. Estes bancos de dados são algumas vezes denominados: SGBDR - Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados Realacionais.
Entidades e Atributos:
Toda a Informação de um banco de dados relacional é armazenada em Tabelas, que na linguagem do modelo relaciona, também são chamadas de Entidades. Por exemplo, posso ter uma Tabela "Clientes", onde seriam armazenadas informações sobre os diversos clientes.
Sobre cada um dos clientes podem ser armazenadas diversas informações tais como:
.Nome
.RG
.CPF
.Rua
.Bairro
.Telefone
.CEP
.Data de Nascimento
Essas diversas características de cada Cliente são os "Atributos" da entidade Cliente, também chamados de campos da tabela Cliente.
"O Conjunto de todos os Atributos de um cliente e os valores dos atributos é o que forma o Registro do Cliente".
Com isso temos uma Tabela que é constituída por um conjunto de Registros (uma linha completa com informações sobre o cliente) e cada Registro formado por um conjunto de atributos (Nome, Endereço, etc).
Resumindo:
Entidade ou Tabela: Um conjunto de