Modelo pcmat
ATRIBUIÇÕES
DO ENGENHEIRO RESIDENTE QUANTO À SEGURANÇA DO TRABALHO
Orientar o mestre de obras quanto às medidas de segurança a serem adotadas sempre que determinar as próximas atividades.
Avaliar antecipadamente a necessidade de compra de materiais para proteção coletiva e autorizar o processo de compra.
Atender a visita de agentes fiscais dos órgãos públicos e do Sindicato dos Trabalhadores e sempre que seja referente à Segurança do Trabalho solicitar de imediato o acompanhamento da assessoria de Engenharia de Segurança própria da empresa contratada.
Favorecer e incentivar as atividades dos Cipeiros e atender as suas reivindicações sempre que possível ou justificá-las em reunião da CIPA ou CPA.
Acompanhar o cumprimento de todas as normas de segurança conhecidas ou informadas pela assessoria de Engenharia de Segurança.
Acompanhar a inspeção de segurança e determinar as suas prioridades para eliminação dos riscos encontrados ou consultar a direção da obra para juntos com a assessoria de segurança as irregularidades que possam ser sanadas.
Orientar o mestre de obras e encarregados quando estes necessitem aplicar medidas disciplinares aos seus funcionários.
Negociar com empreiteiros na hora de contratação (mesmo quando negociado pelo departamento de compras) todas as medidas de segurança a serem adotadas nas atividades a serem executadas e já encaminhá-los para o treinamento de segurança, quando assim o necessitarem.
Determinar treinamento de segurança específico para cada função e equipamento quando houver mudança de fase de obra, definindo dias e horários para que o setor de treinamentos possa ministrá-lo.
Solicitar o acompanhamento da assessoria de segurança sempre que for determinar atividades de risco.
Minimizar e se possível neutralizar a atuação dos órgãos fiscalizadores através da redução das irregularidades de Segurança e Medicina do Trabalho e evitar a interdição ou embargo de obras.