Modelo osi
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANALISE E
DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
MODELO OSI
2º semestre/2012
MODELO OSI
Trabalho apresentado a Faculdade de Tecnologia de Itapetininga como experiência para obtenção de nota parcial na disciplina de Sistema Operacional I, sob a orientação do professor x.
2º semestre/2012
Resumo
Neste trabalho será abordado o processo de padronização aprovado pela Organização Internacional para Padronização (ISO – International Organization for Standardization), denominado de Sistema de Interconexão Aberto (OSI – Open System Interconection), as características de cada camada, as funcionalidades e aplicações.
Palavras-chave: ISO (International Standards Organization), OSI (Open System Interconection), PDU (Protocol Data Unit).
LISTA DE ILUSTRAÇÕES Figura 1 Camadas User e Provider 8 Figura 2 Camadas OSI 9 Figura 3 Sinal elétrico 10
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 6
2 PDU 7
3 CAMADAS USER E PROVIDER 8
3.1 User 8
3.2 Provider 8
4 OSI 9
5 CAMADAS 10
5.1 Camada Física 10
5.2 Camada de Enlace 10
5.3 Camada de Rede 10
5.4 Camada de Transporte 11
5.5 Camada de Sessão 11
5.6 Camada de Apresentação 11
5.7 Camada de Aplicação 12
6 CONCLUSÃO 13
7 BIBLIOGRAFIA 14
1 INTRODUÇÃO Neste trabalho abordaremos os conceitos e características de uma padronização criada pela ISO (Organização Internacional para Padronização), denominada de modelo OSI (Sistema de Interconexão Aberto). O objetivo desse modelo é facilitar a interconexão de sistemas, assim, todos os fabricantes podem criar os protocolos de rede com a mesma referência. Os protocolos são uma espécie de linguagem, indispensável para que ocorra a transmissão de dados. Com o modelo OSI, a ordem em que esses protocolos acontecem se torna a mesma, independente do fabricante. A padronização OSI é dividida em sete camadas: física, enlace, rede, transporte, sessão, apresentação e aplicação. Pode-se dizer também que a primeira, segunda e