Modelo OSI e TCP
Introdução
OSI: Open Systems Interconnection. Nome Open Systems porque se propõe a conectar sistemas abertos à comunicação com outros sistemas. Esse modelo possui 7 camadas. Para ser divididos em camadas foram utilizados alguns princípios, como: cada camada deve exercer uma função bem definida, função de cada camada deve ser escolhida levando em consideração a definição de protocolos padronizados internacionalmente. Camadas e funções
O modelo OSI foi dividido nas seguintes camadas: aplicação apresentação, sessão, transporte, rede, enlace, físico.
Físico
Responsável pela transferência de sequências de bits sobre o canal de comunicação. Ela descreve as interfaces elétricas óptica, mecânicas e funcionais para o meio físico e transporta sinais para todas as camadas superiores.
Enlace Tem como função detectar e opcionalmente corrigir erros que possam ter ocorrido no nível físico. Fornece linha livre de erros de transmissão. Particiona os dados em quadros (frames) transmitidos sequencialmente, transmite e processa quadros de confirmação devolvidos pelo receptor da mensagem original. Cria e reconhece os limites (headers e trailers) de um quadro para recompor a informação no destino.
Rede
Determina roteamento dos pacotes. As rotas podem ser:
– Estático: É feito manualmente pelo administrador do sistema. Fixas (tabelas estáticas).
– Dinâmico: É feito a partir de informações trocadas entre protocolos de roteamento. Controle de tráfego (fluxo) de pacotes. Resolver gargalos (congestionamento) de canais. Controle de fluxo e tratamento de erros.
Transporte
Divide dados que vêm da camada de sessão em unidades menores e passa-os para a camada de rede. Garante ordenação e entrega dos pacotes sem erros, na sequencia e sem perdas ou duplicações.
Normalmente, a camada de transporte pode aceitar mensagens relativamente grandes, mas há limites de tamanho de mensagem estrita