Modelo OSI - Camada de Enlace
Introdução - Funções
Converter o fluxo de dados sem formatação, fornecido pela primeira camada (camada física) em um fluxo de quadros a ser utilizado pela camada de rede.
Controle de fluxo, na qual ela impede que um transmissor (servidor) rápido "afogue" um receptor lento.
Os protocolos que atuam na camada de enlace de dados podem oferecer recursos de controle para retransmissão de quadros (frames) com falhas ou perdidos. ...
** OBS: As antigas redes locais de difusão, exerciam outra questão fundamental na camada de enlace de dados, que era a de controlar o acesso ao canal compartilhado quando utilizavam ainda o padrão 802.3 10BaseX nas chamadas topologias em barramento. Serviços oferecidos à camada de rede
TRANSMISSÃO DE DADOS NO MODELO OSI
Esse modelo foi baseado em uma proposta desenvolvida pela ISO (Organização de Padrões
Internacionais) como primeiro passo na direção para uma padronização internacional dos protocolos utilizados nas diferentes camadas.
A ideia geral é a de que, embora a transmissão de dados seja na vertical (comunicação real), os protocolos das camadas adjacentes são projetados "simulando" uma comunicação virtual (horizontal).
...
A finalidade principal da camada de enlace de dados, é fornecer serviços à camada de rede.
Para entendermos os serviços oferecidos pela camada de enlace devemos considerar a comunicação virtual ao invés da comunicação real entre as duas camadas de rede dos equipamentos interligados.
Serviços frequentes oferecidos pela camada de enlace
Serviço sem conexão e sem confirmação;
Serviço sem conexão com confirmação;
Serviço orientado a conexão.
Serviço sem conexão e sem confirmação É o serviço em que oferece maior performance, mas pouca confiabilidade (sem certeza de entrega correta do produto final).
Para a escolha deste tipo de serviço, é vital uma boa qualidade de transmissão de dados por parte da camada física.
Utilizar se/em:
A
taxa de erros for