modelo logistica
Planjamento
7.1.1 Critério de escolha dos modais. Uma empresa diariamente necessita atingir de forma rápida, segura e com custo adequado os diversos mercados no seu cenário comercial, visando a sua sustentabilidade e com objetivos de crescimento. A escolha do modal de transporte de carga a ser utilizado consiste na avaliação que minimizem os custos e mantenham o nível do serviço a ser desenvolvido para o cliente. Nesta constante busca que uma organização se aplica em atingir melhores resultados começa-se a pensar em alternativas visando empregar de forma mais adequada à utilização de operações do seu processo logístico como um todo e principalmente em relação ao modo de como seus produtos irão chegar ao seu ponto de destino, então nos deparamos com a necessidade de tomarmos algumas decisões por vezes complexas em função das possibilidades de combinações que podem ser usadas, onde o exame aprofundado das características e particularidades poderá começar a definir melhor estas alternativas.
Algumas análises são parâmetros fundamentais para aplicação nesse processo decisório onde a localização geográfica das operações é ponto de partida para se criar uma opção ou uma exclusão. Dessa forma, começamos a observar a importância da estrutura de transportes em logística juntamente com a infra-estrutura de todo segmento produtivo, afim de que se tenha um crescimento sustentado em bases sólidas, de forma que se possa ser competitivo frente aos principais mercados e concorrentes, como também a importância da adequada utilização dos modais de transporte para melhorar desempenho, com base nas necessidades de transporte do nosso produto, recorremos a dois tipos modais: RODOVIÁRIO e AÉREO.
RODOVIÁRIO
Quando usar o Modal Rodoviário?
Mercadorias perecíveis, mercadorias de alto valor agregado, pequenas distâncias (até 400Km), trajetos exclusivos onde não há vias para outros modais, quando