Modelo kanban
FERRAMENTAS DE QUALIDADE – Nº. 10 KANBAN
MANAUS
2008
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS
ADRIANO RAMOS GOMES
OFICINA DE GESTÃO II (ENFOQUE NA QUALIDADE)
MANAUS
2008
1 REFERENCIAL TEÓRICO
1. Significado de Kanban
Existem vários conceitos de kanban, mas de uma maneira geral significa: sistema de controle de fluxo de materiais, usando cartões, que tem como meta a produtividade e qualidade, interligando em um fluxo uniforme e ininterrupto todas as operações. O kanban tem como característica puxar a produção, e tem como funções, acionar o processo de fabricação apenas quando necessário; minimizar a formação de estoques; parar a linha para solucionar problemas; permitir controle visual do processo; entregar peças de acordo com o consumo e descobrir as fraquezas do processo (MOUR, 89). Assim o Kanban é um cartão retangular de dimensões reduzidas e normalmente plastificadas, que é colocado num contentor. Num Kanban encontra-se inscrito um certo número de informações que variam conforme as empresas, existindo, contudo, informações minimamente indispensáveis que se encontram em todos os kanbans, tais como: • A referência da peça fabricada e da operação. • A capacidade do contentor. • A indicação do posto de trabalho a montante. • A indicação do posto de trabalho a jusante. • Número de cartões Kanban em circulação da respectiva referência.
O Kanban só é aplicável em sistemas de produção discreta e repetitiva, ou seja, de produtos standardizados e na produção de produtos cuja procura seja relativamente estável, sendo condição essencial que o processo de produção esteja organizado em fluxo.
O Kanban permite agilizar a entrega e a produção de peças. Pode ser empregado em indústrias montadoras, desde que o nível de produção