Modelo Gecon
SISTEMA DE GESTÃO ECONÔMICA –
GECON – COMO UMA EFETIVA
RESPOSTA PARA A ÁREA DE
CONTROLADORIA
Área Temática: GESTÃO ECONÔMICA E
COMPETITIVIDADE
José Luiz Nunes Fernandes*
RESUMO: Não temos dúvidas de que um dos desafios da efetiva implantação e conseqüente operacionalização da área de controladoria é a existência de sistema de informação gerencial que alicerce o processo de gestão em todas as fases, desde o planejamento criterioso das atividades, passando pela execução, tendo como ponto culminante o controle. O Modelo de Mensuração do GECON – Gestão Econômica – responde, sob nossa ótica, ao desafiador problema, qual seja: a existência de um modelo de mensuração alicerçado nas “partidas dobradas” que reporte resultados setoriais de forma lógica e precisa, direcionado aos gestores das áreas do sistema de empresa e com informações úteis ao processo de gestão. O trabalho envidará esforços para mostrar a eficácia do modelo de mensuração do GECON e a efetiva resposta ao requisito informacional da área de controladoria.
*
Mestre em Controladoria e Contabilidade – FEA/USP, Professor da Universidade Federal do Pará, Universidade da Amazônia e Faculdade Ideal. Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Ideal. Consultor de Empresas. Belém/PA
Adcontar, Belém, v. 5, n.1. p. 15-34, junho, 2004
1
V- O planejamento, em sinergia com o controle, permite a avaliação de desempenho de áreas específicas e da empresa como um todo.
1. PROCESSO DE GESTÃO
1.1. Processo e Gestão
A palavra processo tem o sentido de fazer, acontecer, executar, ou simplesmente processar e, de forma genérica, executar atos. Já a palavra gestão, que deriva do latim gestione, quer dizer ato de gerir ou gerenciar.
Isto posto, incursiona-se de que o processo de gestão é executar atos relacionados à gerência e, segundo nos ensina Catelli (1972):
“... gerir é fazer as coisas acontecerem. A pessoa que faz a gerência, denominado gestor, é