Modelo Empírico Racional - Hipocrático
PROCESSO SAÚDEDOENÇA
Modelo Empírico Racional Hipocrático
INTRODUÇÃO
O modelo empírico racional
(hipocratico) é antigo e relacionado com o equilíbrio e o desequilíbrio dos humores que nada mais é do que ações não sobrenaturais do universo e da vida. No século IV a.C as pessoas tinham a cultura de acreditar que o estado de saúde e doença estava relacionado com o clima e o ambiente e não com fatos sobrenaturais. Foi
Hipócrates o grande responsável por está visão que construiu as teorias que fossem além do sobrenatural e quem criou a teoria dos humores corporais, que associava a saúde e a doença a 4 humores,sendo eles, o sangue,a flegma, biles amarelas e biles negras.
HISTÓRIA: TEORIA DE HIPÓCRATES
Hipocrates desenvolveu a teoria dos humores corporais para explicar os estados de saúde e doença. Deduziu então que para uma boa saúde deveria se ter equilíbrio entre os quatro elementos do universo: água, fogo, ar, terra e suas qualidades: calor, frio, úmido e seco, que estão relacionadas com os humores.
VANTAGENS E DESVANTAGENS
VANTAGENS
Apresenta-se com caráter mais evoluído e, procurava buscar explicações não sobrenaturais para a origem das doenças.
Busca a harmonia através do equilíbrio humano desenvolvendo o bom humor e, trazendo paz no meio onde vive valorizando a preservação do ambiente.
DESVANTAGENS Foca apenas o humor da pessoa, e alega que qualquer problema é gerado através da falta de humor, contrapondo também os modelos da medicina atual.
MEDICINA DE HIPOCRATES
Hipocrates era filho do médico Héraclides, aprendeu os segredos da prática médica com o pai e nas viagens à Tessária, Trácia, Líbia e o Egito.
Nessa fase devido a sua teoria dos quatro humores que explicava a saúde e a doença, práticas médicas iniciaram o processo de separação das crenças e idéias religiosas.
A cura deixou de ser um atributo exclusivo dos deuses protetores ou vingadores para ser explicada pela Medicina, onde era possível e preferível que o homem