Modelo Elaboracao Trabalho Academico 2012
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 6
4 REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
A imigração é um elemento que faz parte do processo da dinâmica populacional desde as civilizações primitivas quando a prática do nomadismo se fazia presente na luta pela sobrevivência humana. A migração não é importante apenas para as pessoas que trocam de local de domicílio. Ela também influencia de maneira decisiva em muitos outros aspectos com: no desenvolvimento de cidades regiões e países, no crescimento das populações das cidades, na troca de conhecimento e tecnologias entre os povos, no mercado de trabalho de uma maneira geral. Portanto assim como as pessoas se modificam quando mudam de cidade, as cidades, regiões e países também se modificam de tal forma que algumas passam a ter um novo perfil diante da presença transformadora dos imigrantes.
No caso do Brasil em particular, com o fim do tráfico negreiro e da escravidão e a necessidade da utilização da mão-de-obra para trabalhar na lavoura somada a caótica situação econômica em que se encontrava a Europa em meados do século XIX muita imigrantes foram atraídos à procura de melhores condições de vida e trabalho.
2 DESENVOLVIMENTO O movimento em que o homem se dirige de uma região para outra modificando a composição das populações é o que chamamos de migração. Segundo Pieruccini e Iwake (2003) a partir do início do século XX a formação econômica do Brasil tem sido influenciada pelos movimentos migratórios que acontecem em grande escala pela busca de melhores condições de trabalho em áreas urbanas que possuem empregos mais atrativos, o que aumenta o grau de urbanização e a densidade populacional no país.
Na atual era da globalização mais do que nunca as migrações são causadas por fatores econômicos. A busca de melhores oportunidades de vida e por melhores salários levam a uma ampliação da quantidade de pessoas se deslocando para