Modelo dupont
Modelo Dupont
Ana Carla Gonçalves Mascarenhas
Projeto apresentado a Universidade Cidade de São Paulo para a disciplina de Finanças do Curso de MBA - Gestão Empresarial sob a orientação do Prof. Walmir Fuoco.
São Paulo – SP 2012 RESUMO
Este trabalho tem como objetivo esclarecer e entender o modelo Dupont, que é uma técnica que procura analisar a evolução da rentabilidade dos capitais próprios através da decomposição desta em vários fatores explicativos. Este modelo estuda todas as áreas de uma empresa mostrando a participação, a lucratividade ou até mesmo o prejuízo, ajudando a entender os números publicados em Balanço Patrimonial, e até mesmo a partir disto sanar alguns problemas da empresa.
PALAVRAS CHAVE: Sistema Dupont, Lucratividade, patrimônio Liquido.
INTRODUÇÃO O Sistema de análise Dupont é uma ferramenta usada para dissecar as demonstrações financeiras da empresa e avaliar sua condição financeira. Surgiu em meados da década de 1910, nos Estados Unidos, onde ocorreu agrupamentos de empresas que criaram grandes companhias. As empresas agrupadas propiciaram novas oportunidades de expansão de lucros pela combinação de operações antes distintas. Nasce a necessidade de coordenar sistemas de informações complexos, e processos internos burocráticos. Este sistema funde a demonstração do resultado e o balanço patrimonial em duas medidas-sínteses da rentabilidade dos ativos: a lucratividade das vendas, representada por meio da margem líquida, evidenciando o ganho no preço, e a produtividade, visualizada a partir do Giro do Ativo, que demonstra o ganho na quantidade e indica qual a eficiência da empresa na utilização dos seus ativos para geração de vendas. Esse modelo, que decompõem o Retorno sobre os Ativos (ROA) em Margem Liquida (ML) e Giro dos