Modelo do Crescimento Exponencial
Neste trabalho foi observado o crescimento populacional do município de Itarana – ES, no período de 1991 a 2012. Além disso, foram feitos estudos sobre o crescimento/decrescimento da população, para elaborarmos projeções estatísticas de como se encontrará a população nos anos de 2014 e 2015. Para tanto, foram coletados dados a respeito da população do município de Itarana no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e na Prefeitura Municipal do referido município, além de pesquisa em trabalhos acadêmicos da disciplina Gestão em Agronegócios do curso Tecnólogo em Silvicultura da Instituição de Ensino Superior da Região Serrana, contando também, com a contribuição da própria comunidade.
O município de Itarana está localizado na região central do Espírito Santo, tendo como Latitude(s): 19º52’55’’ e a longitude de (W.Gr): 40º52’31’’, limitando-se ao norte com o município de Itaguaçu, ao sul com Santa Maria de Jetibá, ao leste com Santa Teresa e, ao oeste, com Afonso Claudio e Laranja da Terra, estando também à 127km de Vitória, capital do estado do Espírito Santo.
Serão mostrados, por meio de gráficos e tabelas, os crescimentos e decaimentos da população, levantando análises comparativas entre dados elaborados pelo IBGE e dados levantados por nós, por meio da utilização do programa computacional R. As projeções foram elaboradas pela função do crescimento populacional, sendo que, esta contém a constante , um número irracional que foi de grande importância para o avanço do cálculo matemático.
HISTÓRICO DO MUNICÍPIO
O território atual do município de Itarana pertenceu ao município de Afonso Claudio e, e posteriormente ao de Itaguaçu, que foi desmembrado em 1963. Imigrantes italianos fundaram as margens do Rio Santa Joana, a primeira povoação. O rápido incremento foi não só demográfico como econômico.Dando inicio assim a colonização da região. O município limita-se ao norte com o município de Itaguaçu, ao sul com