Modelo De Trabalho
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
RENATO SALOMÃO GUIMARÃES – 8005931
SAMUEL HERMANSON CARVALHO FILHO – 8006053
TIAGO SHIMIZU – 8005733
TRABALHO DE FÍSICA – ENERGIA
PROFESSOR JOSÉ EDUARDO MARTINHO HORNOS
SÃO CARLOS
Novembro / 2012
1. Introdução Neste trabalho será apresentada uma noção geral sobre a energia, sua produção e consumo em escalas locais e globais. Serão mostradas também unidades de energia e suas escalas. Os ciclos que regem usinas e máquinas térmicas serão brevemente descritos, assim como as principais fontes de energia utilizadas atualmente. Será mostrada uma relação energética entre as diferentes fontes de energia.
2. Unidades de energia e potência A energia é uma grandeza física escalar e sua unidade no Sistema Internacional é o Joule(J), possuindo dimensão de [kg.m².s-2]. Há diferentes ordens de grandeza ao analisarmos certos fenômenos físicos, sendo, portanto, conveniente adotarmos diferentes escalas de energia. Podemos basicamente dividi-las em escalas microscópicas e macroscópicas, sendo a primeira utilizada para estudarmos em nível atômico e o outro para medirmos grandes quantidades de energia, como a produção de energia de uma usina hidrelétrica ou nuclear. Abaixo temos algumas unidades de energia:
Unidade de energia
Módulo (J)
Elétron-volt (eV)
1,602 x 10-19
Quilowatt hora (kWh)
3,6 x 106
Caloria (cal)
4,1868
Tonelada equivalente de petróleo (tep)
42 x 109
BTU(Btu)
1055,05585
O elétron-volt é definido pela quantidade de energia cinética ganha por um elétron quando submentido a uma diferença de potencial de um volt no vácuo. Atualmente medidas feitas no LHC normalmente são expressas em elétron-volt.
Quilowatt hora é utilizado principalmente para medir a quantidade de energia mensal gasta numa moradia. Uma lâmpada de 100W ligada durante 12h/dia por 1 mês gasta 36kWh.
Caloria normalmente é utilizado para expressar o conteúdo energético dos alimentos. Também é utilizada para mesurar