Modelo de Trabalho C pia
SEBASTIAN LAMPIÃO OLIVEIRA BARBOSA
DESTILAÇÃO
MANAUS 2011
SEBASTIAN LAMPIAO OLIVEIRA BARBOSA
DESTILACAO
Trabalho apresentado ao instituto federal de educação, ciências e tecnologia do amazonas – IFAM como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina informática, ministrada pela professora Sionise.
Orientador Sionise Gomes
Manaus
2011
1 SUMÁRIO
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 1
3 Materiais utilizados 3
4 Procedimentos experimentais 3
4.1 Montagem do aparelho para destilação: 3
4.2 Preparação da mistura: 4
4.3 Destilação: 4
5 Resultados obtidos. 4
6 Conclusão 5
Nenhuma entrada de índice de ilustrações foi encontrada.Destilação de uma mistura
O processo de destilação é uma das operações de uso mais comum na purificação de líquidos e consiste, basicamente, na evaporação de um líquido por aquecimento seguido de uma condensação do vapor formado. O ponto de ebulição entre os diferentes líquidos é de fundamental importância, pois quanto maior a diferença entre os pontos de ebulição, a destilação se torna mais fácil de ser realizada.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Condensação é a deposição de um líquido ou sólido, a partir de seu vapor, sobre uma superfície fria que o gás adjacente. Uma substância se condensa quando a pressão exercida por seu vapor excede a pressão de vapor da fase sólida ou líquida, á temperatura da superfície onde ocorre a condensação. Esta gera calor, que, se não for dissipado, a temperatura da superfície aumentará até igualar a do vapor circundante.
Em geral a atmosfera está carregada de minúsculas partículas sólidas ou líquidas (aerossóis), que desempenham o papel de núcleos – chamados núcleos de condensação – nos quais o vapor pode condensar-se. Alguns desses núcleos são higroscópicos (atraem a umidade), e a condensação se inicia neles quando a umidade relativa é inferior a cem por cento; outros tipos de núcleos exigem