modelo de sistema
Nesta fase, definem-se de forma sistêmica e global todos os elementos aplicáveis e vitais que compõem o ambiente e as interações, para compreensão do ramo de atividade. Trata-se de uma faze trabalhosa do processo de modelagem do negócio, que exige muita pesquisa e observação, porém é o mínimo necessário para compreender o ramo e sua dinâmica:
Aspectos ambientais: sociais, tecnológicos, econômicos, ecológicos, políticas governamentais e setoriais que envolvem o ramo; principais variáveis e relações com clientes, concorrentes e fornecedores, bem como noção de interdependências entre os elementos, conceitos e valores entre as partes envolvidas.
Mercado e clientes: potencial de mercado, o que o cliente quer, conceitos de valor, de utilidade, necessidades, expectativas de satisfação e atendimento; níveis de preço, condições, influências no nível de renda, aplicações dos bens ou serviços; sazonalidades, estágio de ciclo de vida do produto e tendências, formas de consumo, aplicação e distribuição.
Concorrência no mercado selecionado: participantes do mercado, quantidade, produtos que oferecem, diversidade, mercados a que atendem, serviços, atendimento; preços, estratégias, pontos fortes, pontos fracos, marketing e vendas, canais de distribuição; grau de desenvolvimento tecnológico, capacidade de produção ou de atendimento instalada; organização, tipo de cultura e comportamento; porte, grau de investimentos, tendências e excelência competitiva; reações possíveis com a entrada de mais um no mercado, interações e relações entre os concorrentes.
Fontes de fornecimento de insumos: estuda-se como é o sistema de fornecimento de insumos no mercado, aplicando-se, conceitualmente, o mesmo roteiro avaliado na concorrência.
Tecnologia: estágio em que se encontra e tendências, tanto para os bens e processos como para os insumos vitais que serão necessários.
Comportamentos empresariais: competitivos ou empreendedores.
Interações: entre os elementos do