Modelo De Sintese
De acordo com os resultados obtidos pela análise da avaliação HTP aplicado no paciente, pode-se notar que enquanto fazia os desenhos que pedíamos, não houve comentários espontâneos por parte da paciente, tempo para a realização do desenho rápido, latência e pausas curtas. Já em proporção dos desenhos, vimos que Valter fez, uma casa tomando a folha, inteira indicando uma extrema angústia, ambiente restritivo pela paciente perante sua idade, chaminé ênfase na nas preocupações sexuais, com uma fumaça intensa indicando uma grande tensão no lar, controle do ego pobre no desenho da pessoa feito em pequena proporção ao qual demonstram sentimentos de insegurança, descontentamento.
Desenho na parte central da folha vem significar também a, rigidez, preocupação consigo mesmo, fixação no passado. Houve também desenho mais para a parte direita da folha que vem ressaltar a preocupação com o ambiente, antecipação do futuro, estabilidade/controle.
Nos dois desenhos da pessoa e da árvore o paciente fez na parte inferior da folha ao qual demonstra necessidade de apoio. Enquanto desenhava mostrava-se distante dos observadores, inacessibilidade de sentimento e rejeição, situação no lar fora de controle e retraimento e regressão, mostrando estar em estado de estresse.
Observando os detalhes do desenho feito por Valter, vimos que existe uma falta e que vem a se exaltar ao retraimento. Os detalhes essências existem nos desenhos da casa e pessoa. Existe também a dependência, fantasia, atitude defensiva, oposição, hostilidade, introversão, limites do ego fraco, trauma, narcisismo, impulsividade, indecisão, atitude defensiva, pressão do ambiente, inadequação, contato pobre com a realidade.
Através das linhas dos desenhos podemos perceber que são fortes e existe erros e rabiscos, pelo qual ressalta a tensão, ansiedade, energia e organicidade, mostrando linhas leves também em alguns desenhos que ressalta hesitação, medo e ansiedade.
2°-Modelo
A testanda demonstra ser