modelo de saude
FUNDAÇÃO UNIVERSITARIA DE ÁREA ANDINA
CURSO BACHAREL EM OPTOMETRIA
RESUMO: MODELO DE SAÚDE
SALVADOR/BA
2014
ANA CARLA DA SILVA SANTOS
ANA PAULA OLIVEIRA DA SILVA
JOYCE KEROLI DE ALMEIDA MENEZES
MARILENE MARIA DOS SANTOS FRAGA
RESUMO: MODELO DE SAÚDE
Resumo apresentado ao Centro Latino Americano de Ensino Superior como avaliação da disciplina: Doenças Ocupacionais, ministrada pelo Docente: Sandoval Souza do Curso de Bacharelado em Optometria.
SALVADOR/BA
2014
A SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL RESUMO
O resumo faz uma abordagem à saúde publica do Brasil nos últimos anos e a atuação do governo progressista brasileiro em relação à saúde. Inerente a essa abordagem, apresenta o modelo de saúde no Brasil: o Sistema Único de Saúde (SUS) e seus desdobramentos, tais como objetivos, funções, diretrizes e princípios.
Sabe-se que o início da historia da saúde no Brasil tinha um cunho filantrópico religioso e a caridade. Paralelamente a isso, o Estado fazia algumas ações de saúde diante de epidemias e também da intervenção em algumas doenças negligenciadas. Só mais tarde começa o atendimento às emergências e às internações gerais. De início, as caixas de pensão, depois, os institutos e, finalmente, o grande instituto congregador de todos: o INPS. Em seguida veio a ditadura que gestava-se um sistema de saúde que tinha como objetivo colocar a saúde como direito de todos os cidadãos e um dever consequente do Estado. Essa organização em defesa de um sistema público de saúde com integralidade e universalidade acontecia em pleno regime autoritário, mas sempre na perspectiva de sua superação.
A crise da previdência provocou que se levasse a cabo uma associação mais forte entre o Inamps e os serviços públicos de saúde. Surge aí o que se denominou Ações Integradas de Saúde (AIS). O cerne: parceria da previdência