modelo de resenha
Fazendo uma homenagem aos filmes mudos que conquistavam as plateias no auge das produções cinematográficas americanas da década de 20, o diretor Michel Hazanavicius – sim, ele é francês – resolveu apostar todas as suas fichas produzindo um filme igual aos da época, ou seja, sem cor, sem som. Apenas com uma trilha sonora e cartelas com diálogos resumidos. E, contrariando muitos conhecidos que achavam que ele estava louco, Michel os fez moderem suas línguas afiadas ao se depararem com um dos melhores filmes do ano com direto a tudo que um bom telespectador deseja ver: ação, lágrimas, risos e uma chance de se perder em outro mundo.
Qual é a temática do filme?
Quem conta a história, há um narrador? É detectável?
A história é contada do ponto de vista de quem?
De acordo com o perfil do personagem, os atores tiveram uma boa interpretação?
Há elementos utilizados estrategicamente para construir uma verossimilhança para que o leitor construa um universo possível? ( a ideia desta questão é que os alunos percebam no filme cenas, imagens ou ações que o convençam que os acontecimentos poderiam ser reais).
Há músicas ou efeitos sonoros utilizados no trecho deste filme. Ele contribuiu para o enredo? O enredo agradou? O que mais chamou atenção no trecho assistido?
Sobre a atuação dos atores, qual se destacou? Por quê?
Qual é o título original deste filme? A tradução manteve o mesmo significado do título original? Qual título vocês preferem?
Este filme tem roteiro original ou adaptado? ( nesta questão os alunos terão