MODELO DE RELATORIO V1
RELATÓRIO
TÍTULO: Aula experimental segunda aula prática.
OBJETIVOS: Misturar as soluções de modo correto para que chegue a coloração rósea.
INTRODUÇÃO: Foram manipulados (HCL) P.A – padrão-analítico 37%;pureza:36,5 e NaOH massa molar igual a 40g/mol.De modo que houvesse uma reação química e foi assim que depois de erros concluiu-se o experimento chegando a coloração rósea.
MATERIAIS E MÉTODOS:
Materiais
1. Ácido clorídrico concentrado (HCl)
2. Solução aquosa de ácido clorídrico (HCl)36,5 /mol
3. Bureta de 25 mL.
4.Erlenmayer de 125 mL.
5.Proveta de 100 mL.
6.Proveta de 200 mL
7.Balão volumétrico de 250 mL.
8.Suporte e garra.
9.Pipeta graduada de 10 mL.
10.Pêra.
11.Balança analítica.
12.Funil de vidro.
Reagentes:
1)Água destilada.
2)Solução de NaOH 1M.
3)Solução de HCl .
4)Indicador de Fenolftaleína.
5)Solução de NaClH²O
Procedimento Experimental
Preparo da solução de 1 .
Pesou-se 0,413 g de HCl em um béquer , através de uma balança analítica, em seguida transferiu-se para um balão volumétrico de 250 mL com a ajuda de um funil de vidro. Após isso completou - se todo o volume com água destilada, agitando bem até sua total dissolução.
Padronização da Solução de hidróxido de sódio ( NaOH)
Inicialmente foram colocados alguns mililitros de NaOH e foi rodado seu eixo quase na horizontal, de modo a que toda a solução percorresse a bureta. Em seguida o NaOH foi rejeitado na pia, através da torneira da bureta. Só então a bureta foi enchida até uns 2 a 3 cm acima do traço do zero e a torneira foi aberta, a fim de encher a ponta da bureta com a solução.Então foi acertado o nível de NaOH no zero. Feito isso, com o auxílio da proveta, foi transferido ao erlemeyer 50 mL de solução de de Hcl e mais 3 gotas de indicador ( fenolftaleína), e então o erlemeyer foi colocado por baixo da bureta e o NaOH foi adicionado lentamente, agitando continuamente, a titulação foi iniciada. Durante a adição do NaOH, o béquer contendo a solução de fenolfetaleína foi agitado