Modelo de Relacionamento
O cenário atual do mercado com relação às oportunidades de trabalho está em ascensão, ou seja, há proporção de vagas disponíveis está muito maior que profissionais disponíveis ou com competência para preenchê-las. Pelo fato do Brasil estar passando por um desenvolvimento econômico, apesar da crise na Europa, estamos tendo muitos intercâmbios qualificados tanto vindo para o país, quanto saindo para outros países.
Na edição 153, da Revista Você SA, de março de 2011, apresenta 298.000 vagas em aberto dos quais 7% são para profissionais de tecnologia da informação e muitas dessas vagas não são preenchidas por mais de meses. Por esse motivo, de acordo com o estudo da Brasscom, até 2014 teremos em teremos um crescimento dessa demanda de 100%, ou seja, faltará profissional qualificado para o preenchimento das oportunidades, elevando para 45 mil oportunidades.
Alguns fatores contribuem para ocorrer essa falta de qualificação dos profissionais, principalmente os que estão ingressando no mercado:
• Baixa qualidade no ensino básico universitário;
• Falta de oportunidades de trabalhos para esses universitários;
• Acelerado crescimento da economia brasileira;
• Baixo incentivo econômico para as escolas técnicas;
• Concorrência de profissionais no mercado, reduzindo o investimento de capacitação e treinamento interno .
Diante dessa realidade, vemos que as empresas particulares estão começando a estabelecer parcerias junto às grandes universidades, ao passo que a contratação de mão de obra estrangeira passou a ganhar mais importância como solução imediata.Dentro do contexto do “apagão de mão de obra” veremos a seguir uma forma de minimizar o problema, especificamente com foco na área de Tecnologia da Informação, através do nosso modelo de negócio, denominado BITT.
1. Descrição do Negócio
Diante das necessidades do mercado, identificamos uma oportunidade que , muitas empresas estão sofrendo e perdendo investimentos pela má gestão,