Modelo de Recurso em Sentido Estrito
PROCESSO Nº...
JOSÉ DOS ANZÓIS, já qualificado nos autos do processo em epígrafe que lhe move a Justiça Pública, por seu advogado infra-assinado, conforme procuração em anexa, inconformado com a r. decisão que o pronunciou, vem respeitosamente, dentro do prazo legal, perante Vossa Excelência, interpor RECURSO EM SENTIDO ESTRITO, com fulcro no art. 581, inciso IV, do CPP.
Requer que seja recebido e processado o presente recurso, e caso Vossa Excelência entenda que deva ser mantida a respeitável decisão, que seja encaminhado ao Egrégio Tribunal de Justiça com as inclusas razões.
Nestes termos,
Pede deferimento.
Local / Data
ADVOGADO
OAB-UF Nº...
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE...
RAZÕES DE RECURSO EM SENTIDO ESTRITO
PROCESSO Nº...
RECORRENTE: JOSÉ DOS ANZÓIS
RECORRIDO: JUSTIÇA PÚBLICA
EGRÉGIO TRIBUNAL,
COLENDA CÂMARA,
DOUTOS JULGADORES.
Em que pese o indiscutível saber jurídico do MM. juiz "a quo", impõe-se a reforma da respeitável sentença que pronunciou o recorrente, pelas seguintes razões de fato e fundamentos a seguir expostas:
I - DOS FATOS
Conforme se extrai dos autos, José dos Anzóis e João Peixe, grandes amigos, durante uma pescaria, dentro de um barco, começaram a discutir sobre futebol. José segurava uma vara de bambu de espessura média, que usava na pescaria, e golpeou João sem muita força, atingindo-o na cabeça. João, de estrutura frágil, estava em pé e desequilibrou-se, batendo com a cabeça na borda do barco, vindo a falecer.
José dos Anzóis foi processado em liberdade por homicídio simples, artigo 121 “caput” do Código Penal, sendo ao final pronunciado pelo magistrado, que entendeu ter ocorrido dolo eventual.
II - DOS FUNDAMENTOS JURÍDICOS
Política, religião e principalmente futebol, são três temas que costumam gerar polêmicas e discórdias. Mesmo que a gente