Modelo de Projeto de pesquisa
Nesse projeto de pesquisa vem apontar a causa da origem desse conceito “ação afirmativa”, sistema de cotas no Brasil. Este modelo de afirmação foi historicamente mal sucedido nos Estados Unidos da América, que iniciaram esse conceito tentando reparar os danos causados pelas leis segregacionistas que vigoraram entre os anos de 1896 e 1954, as quais não deixavam os negros irem às mesmas escolas que os brancos norte-americanos. Surgindo assim no ano de 1961, com o então presidente John Fitzgerald Kennedy, uma forma de ação afirmativa.
Surgiam então as cotas raciais, numa sociedade onde “raça” ao contrario do Brasil, é o grande critério de diferenciação das pessoas. Esse modelo vinha a fim de promover a igualdade social entre negros e brancos norte-americanos e sua aplicação no Brasil gera e poderá gerar mais e mais tipos de discriminação, assim como ajudar uns em prejuízos de outros, adotando esse critério que é absolutamente politico e injusto podendo trazer uma acomodação por parte dos negros, pardos e indígenas, fortalecendo essa ideia que os mesmos são menos capazes de passar em vestibulares do que outros. Medidas que segregam as pessoas pela cor de pele tendem a aumentar o preconceito. No Brasil tal conceito originou-se por tentar reparar danos incalculáveis e inimagináveis pelo sistema de escravidão em séculos passados, foi implantado como politica social de desenvolvimento, não se pode querer minimizar suas consequências, facilitando a entrada desses grupos étnicos nas universidades públicas, há quem acredita que seja até inconstitucional, pois na Constituição Federal no Art. 3; Inciso IV; diz que: “Promover o bem de todos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”.
Os projetos de leis como: Lei de Cotas (PL 73/1999) e do Estatuto da igualdade Racial (PL 3198/2000), se fortaleceram com a participação ativa do país na “III Conferencia Mundial de Combate ao Racismo”, é o título de vários