MODELO DE PROINTER III 1
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS
GRUPO:
CREUSA LUNA ROSA RA 7584613051
LILIAN CAROLINA APARECIDA IANACOLI RA 7627705279
ROSANA PEDRO DO NASCIMENTO RA 9978021438
TUTOR PRESENCIAL:
LETÍCIA ARAKAKI
PROFESSORES EAD:
PROFª. Mª ROSEMEIRE FARIAS
PROFª. BRUNA CAROLINE DOMINGUES
PROFª. MÁRCIA APARECIDA JACOMETO
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA III ( PROINTER III)
SOROCABA/SP
MAIO/2014
Sumário
Resumo 3
Introdução 4
“OS IMPACTOS DA JORNADA DE TRABALHO NAS RELAÇÕES SINDICAIS” 5
Considerações Finais 9
Bibliografia 10
Resumo
Vivemos em mundo globalizado, com uma tecnologia jamais vista antes e uma intensa automação nos meios de produção, o que acarretou na extinção de muitos postos de trabalho. O desemprego é evidente, a falta de qualificação, por mudanças repentinas, agrava essa situação. Por outro lado, hoje as grandes empresas e todas as bem sucedidas, têm dado grande importância ao trabalhador como ser humano. Através de estudos e leis que vigoram, pela Constituição e mais recentemente pela CLT, tem se cuidado da saúde e levado a sério a segurança dos trabalhadores.
A Redução de Jornada de Trabalho vem sendo discutida há algum tempo, mais especificamente, o sindicato dos trabalhadores, vem lutando para a emenda dessa pauta, alterando a Constituição Federal, reduzindo a Jornada de Trabalho de 44 horas semanais para 40 horas e aumentando a porcentagem mínima das horas extras de 50% para 75%.
Essa redução vem com a proposta de melhorar ainda mais a qualidade de vida do trabalhador, com o agravo de expandir a empregabilidade, com a abertura de novas vagas em todos os setores. Porém, por outro lado, a grande preocupação dos que são contrário á essa aprovação, e de defender a tese, é o aumento do desemprego nos dias atuais.
Porém, esse tema ainda é motivo de discussão, principalmente entre sindicato (representando os