Modelo de processo criativo e Strategy Copy
Cliente: DENATRAN – Governo Federal
Tema da Campanha: Segurança no Trânsito – Uso do celular
Baseado na ideia de conscientização da população sobre a importância de respeitar as regras de boa convivência e a leis de trânsito independentemente da fiscalização, o Governo Brasileiro criou o movimento “Parada – Pacto Nacional pela Redução de Acidentes”, no qual são abordadas diversas formas de prevenção de acidentes, nesta campanha será evidenciado o perigo da utilização do celular – uma mistura tão perigosa quanto conduzir um veículo alcoolizado.
Atualmente, o país contabiliza 212,6 milhões de pessoas com acesso à telefonia móvel e uma frota de 69 milhões de veículos de todos os tipos. Falar ao telefone ou mandar SMS distrai o motorista e, segundo alguns estudos, podem aumentar em até 400% o risco de acidentes, não há dados nacionais sobre o uso do celular ao dirigir, mas pesquisas do Departamento de Trânsito dos EUA apontam que 77% dos motoristas admitiram já ter utilizado o celular ao volante. Apesar de ser difícil contabilizar os acidentes causados por esta razão, o governo americano estima que 5.870 pessoas morreram e 500 mil foram feridas em acidentes que foram causados por distrações do condutor. 12% estavam conversando com passageiros ou usando o celular.
Baseado em dados que indicam que o índice de eficácia das campanhas com tons impactantes é de 43 a 94% dependendo da mídia, foi mantida a mesma linha das campanhas anteriores e utilizadas peças que mostram possíveis e trágicas consequências de utilização do celular no trânsito.
A campanha é destinada a pessoas de ambos os sexos, todas as classes sociais, acima de 18 anos de idade, que possuam habilitação de quaisquer categorias.
O Governo acredita que com o esforço conjunto de todos – sociedade, governo, entidades, ONGs -, conseguiremos transformar o trânsito em um espaço pacífico e seguro para todos.
Peça:
Filme publicitário: Está ocorrendo uma troca de SMS, até