Modelo de plano de atuação em ciências
O químico domina as técnicas básicas de utilização de laboratórios e equipamentos e pode atuar nos campos de atividades socioeconômicas que envolvam as transformações da matéria, direcionando essas transformações, controlando os seus produtos, interpretando criticamente as etapas, efeitos e resultados; aplicando abordagens criativas à solução dos problemas e desenvolvendo novas aplicações e tecnologias.
Químicos podem ser oceanógrafos ou cientistas atmosféricos, escritores de ciência, peritos de restauração de arte, especialistas em patentes, como podem também trabalhar nas indústrias tradicionais de alimentos e bebidas, mineração, agricultura. Também são necessários nos laboratórios de controle de qualidade e controle de descarte nas universidades, indústrias e laboratórios governamentais que fazem o controle e a verificação, entre outras coisas, dos parâmetros de poluição exigidos pela legislação.
Há oportunidades na indústria petroquímica, de tintas, adesivos, produtos de higiene e limpeza, cosméticos, polímeros condutores de energia elétrica (para serem usados nos circuitos de computadores) e as cerâmicas supercondutoras e super-resistentes, que poderão substituir o metal nos motores.
As áreas da Química mais promissoras para resultar em inovação, a princípio, estão relacionadas a novos fármacos ou defensivos agrícolas. Também é amplo o mercado para novas técnicas analíticas, desenvolvidas especialmente para análises ambientais e baseadas em instrumentação portátil. Algumas áreas que parecem promissoras para o século 21 são a análise de estruturas de proteínas, os estudos de mapeamento genético e a elaboração de material de referência na área forense, para ajudar a polícia, sobretudo, na caracterização de drogas ilícitas.
Ensino de Química
Nanotecnologia
Química Ambiental
Química Biológica
Química de Materiais
Química de Petróleo e de Biocombustíveis
Química de Produtos Naturais
Química Forense
Química Industrial
Química