Modelo de petição de alimentos para idoso
EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA __ VARA DE FAMÍLIA DA COMARCA DE GUAIAQUI –(estado)
(10 linhas)
ANTONIO PEDRO (nome completo), (nacionalidade, viúvo, profissão, RG, CPF), residente e domiciliado à (rua, nº, bairro, Daluz, estado, CEP), por seu advogado e bastante procurador infra firmado, conforme Procuração anexa (Doc 1),com escritório profissional à (rua, nº, bairro, cidade, estado, CEP),onde receberá intimações e notificações, nos termos dos artigos 1.694 a 1.696 do Código Civil e artigo 229 da Carta Magna vem respeitosamente perante vossa Excelência propor a presente
AÇÃO DE ALIMENTOS
Em face de ARLINDO (nome completo), (nacionalidade, estado civil, empresário, RG, CPF), residente e domiciliado à (rua, nº, bairro, Italquise, estado, CEP), pelas razões de fato e de direito a seguir expostas:
I – PRELIMINARES 1. DO PEDIDO DE JUSTIÇA GRATUITA
Devido à sua atual precária situação econômica, o Autor declara expressamente, sob as penas da lei, não possuir renda suficiente para arcar com as despesas e custas processuais, sem prejuízo de seu sustento e de sua família, requerendo os benefícios legais da Assistência Judiciária gratuita, nos termos do art. 4º da Lei 1.060/50.
2. DO BENEFÍCIO DO ESTUTO DO IDOSO
O Autor conta com 72 (setenta e dois) anos de idade, conforme documento de identidade anexo (Doc 2), fazendo jus aos benefícios da prioridade na tramitação de processo na Justiça, em todas as instâncias, conforme art. 71 da Lei 10.741/03, c.c. o art.1211-A do CPC.
II – DOS FATOS 1. O autor foi casado por mais de quatro décadas, tendo tido apenas como filho o Réu, que hoje é empresário dono de rede de hotelaria. Com o falecimento de sua esposa, o Autor deixou de trabalhar em razão de grande tristeza que o acometeu. 2. Já com 72 (setenta e dois) anos de idade, o Autor começou a passar por dificuldades financeiras, sobrevivendo da ajuda de vizinhos e