Modelo de petição Ação de cobrança
-------, brasileiro, solteiro, empresário, portador da carteira de identidade RG n. ------, inscrito no CPF sob o n. ---.---.---.--, residente e domiciliado --------, por meio de seu advogado, com escritório localizado no endereço -----, onde de acordo com o artigo 39, I, do Código de Processo Civil receberá as intimações, vem respeitosamente a presença de Vossa Excelência, com fundamento no Art. 3º, inciso II, da Lei n. 9.099/1995 c/c Art. 275, inciso II, alínea f, do Código de Processo Civil, propor a presente
AÇÃO DE COBRANÇA
Em face de ------, solteira, auxiliar administrativa, domiciliada e residente na -------------, onde deve ser citada, pelos fatos e fundamentos jurídicos a seguir expostos:
DOS FATOS
No dia 27/02/14, ao receber a requerida em sua loja, o requerente ficou estupefato com a sua beleza e resolveu atendê-la pessoalmente, anotando seus dados cadastrais. A requerida adquiriu R$ 5.000,00 (cinco mil reais) em roupas e deixou de realizar o pagamento pelas mercadorias. Ao perceber que ela saiu sem pagar, o requerente entrou em contato com a cliente, cobrando o pagamento da dívida. A cliente, por sua vez, apenas retrucou, agradecendo o presente e em seguida desligou a ligação sem quitar a dívida.
DOS FUNDAMENTOS JURÍDICOS
Em razão do inadimplemento da consumidora, e por ter restado frustrada a tentativa amigável para o recebimento de seu crédito, não restou outra alternativa ao credor senão o ajuizamento da presente cobrança, uma vez que é detentor do direito previsto nos arts. 389 a 420 do Código Civil. Confira-se:
Art. 389. Não cumprida a obrigação, responde o devedor por perdas e danos, mais juros e atualização monetária segundo índices oficiais regularmente estabelecidos, e honorários de advogado. Assim, comprovada a conduta abusiva e a má-fé da cliente ao agradecer as roupas como se fossem presentes