MODELO DE PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES COM ABSTENÇÃO DE OPINIÃO
Aos
Administradores e Acionistas (Quotistas) da
NOME DA ENTIDADE AUDITADA
Cidade - Estado
1.Examinamos o balanço patrimonial da ........... (NOME DA ENTIDADE AUDITADA), levantado em 31 de dezembro de 2002, e as respectivas demonstrações de resultado, das mutações do patrimônio líquido e das origens e aplicações de recursos correspondentes ao exercício findo naquela data, elaborado sob a responsabilidade de sua administração. Nossa responsabilidade é a de expressar uma opinião sobre essas demonstrações contábeis.
2. Nossos exames foram conduzidos de acordo com……..
3. Tendo em vista terem os trabalhos de auditoria sido contratados após 31 de dezembro de 2002, não acompanhamos os inventários físicos dos estoques naquela data, nem foi possível satisfazermo-nos sobre a existência dos estoques mediante aplicação de procedimentos alternativos de auditoria.
4.Considerando a relevância do fato mencionado no item 3, a extensão dos exames não foram suficientes para expressarmos uma opinião sobre as demonstrações contábeis da ......... (NOME DA ENTIDADE AUDITADA), conforme mencionado no item 1.
Local e data:
NOME DA EMPRESA DE AUDITORIA:
CRC-(UF) .........
NOME DO AUDITOR SIGNATÁRIO
Contador
CRC-(UF) .........
Como se contempla da classificação determinada pela Resolução do Conselho Federal de
Contabilidade, ou o auditor concorda com as demonstrações financeiras e emite um parecer sem ressalva, de integral concordância em relação às mesmas, ou determina sua discordância com base em informações factuais e as expõe por intermédio de sua opinião.
Tipos de parecer de auditoria
Parecer sem ressalva
O parecer sem ressalva é emitido quando as demonstrações financeiras da empresa examinadas pelo auditor representam adequadamente a posição patrimonial e financeira e o resultado das operações de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade. O