Modelo de Paper
Um dos grandes desafios das organizações atualmente é diferenciar um líder de um chefe. Os gestores necessitam não somente as competências de um chefe como também as de um líder. Precisa desempenhar muitas funções ativadoras e saber conduzir as pessoas, administrando as diferenças entre elas.
Um bom administrador deve ser necessariamente um bom líder. Porém, um líder nem sempre é um administrador. Nas organizações, é necessário que existam líderes em todos os seus níveis, desde o nível operacional até o nível institucional.
Podemos definir liderança como uma influência interpessoal exercida em alguma situação e coordenada através do processo de comunicação humana para o alcance de um objetivo específico.
Os elementos que caracterizam a liderança são quatro: a influência, a situação, o processo de comunicação e os objetivos a alcançar. A liderança envolve o uso da influência e todas as relações dentro de uma organização envolvem líderes e liderados. Outro elemento importante no conceito de liderança é a comunicação, que é o que afeta diretamente o comportamento e o desempenho dos liderados. Além destes, outro elemento é o alcance de metas. O líder eficaz terá de lidar com indivíduos, grupos e metas. Nesse caso o líder serve ao grupo como um instrumento para ajudar a alcançar objetivos.
1.1 Teorias sobre liderança
Teorias de Traços de Personalidade
Algum tempo atrás, as teorias sobre liderança preocupavam-se em identificar os traços de personalidade capazes de caracterizar os líderes. Acreditava-se que era possível encontrar um número específico de características pessoais, intelectuais, emocionais e físicas, capazes de identificar líderes de sucesso, tais como:
• Habilidade de interpretar objetivos e missões;
• Habilidade de planejar e programar atividades da equipe;
• Facilidade em solucionar problemas e conflitos;
• Facilidade em supervisionar e orientar pessoas;
• Habilidade de estabelecer prioridades;
• Entre