Modelo de paper
Subtítulo
Autor (nome do acadêmico)[1]
Prof. Orientador (nome do Professor-Tutor Externo)[2]
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso (TURMA) dd/mm/aa RESUMO
O resumo deve ter um parágrafo de, no máximo, 250 palavras (aproximadamente 15 linhas), sem recuo na primeira linha. O espacejamento deve ser simples, justificado, tamanho 12, itálico. Ele só pode ser elaborado depois de concluído o trabalho e constitui-se de uma breve explanação de todo o trabalho. Deve ser uma apresentação concisa dos pontos relevantes do texto, indicando o objetivo geral da pesquisa, o método utilizado, os resultados e as conclusões do trabalho, formando uma sequência coerente de frases concisas. Em seguida devem ser indicadas três palavras-chaves, que podem ser termos ou palavras que estejam diretamente relacionadas ao tema apresentado na pesquisa e devem ser separadas por um ponto final entre elas.
Palavras-chave: Palavra. Palavra. Palavra.
1 INTRODUÇÃO
A introdução é a apresentação inicial do trabalho. Ela não deve ser dispensada, pois é parte integrante do desenvolvimento do trabalho científico e possibilita uma visão global do assunto tratado (contextualização), com definição clara, concisa e objetiva do tema, e da delimitação precisa das fronteiras do estudo em relação ao campo selecionado, ao problema e aos objetivos a serem estudados. Nessa parte, deve ser enfocada a relevância do assunto no sentido de esclarecer seus aspectos obscuros, bem como da contribuição desse trabalho para uma melhor compreensão do problema. Em linhas gerais podemos afirmar que a introdução atua como uma espécie de roteiro, sendo assim, situa o leitor sobre o assunto que será discutido.
O autor deve apontar os seus propósitos e as linhas gerais que orientaram seu pensamento, ou seja, apresenta o problema ou tema central do estudo ou da pesquisa, contextualiza-o, destacando sua importância e seus limites